terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fotógrafo comenta decisão do empregador no seu blog e é demitido por justa causa



Não recebi sequer uma explicação convincente do que teria feito. Somente umas poucas palavras de meu editor de fotografia que, educadamente, me disse: "Releia seu blog". Só. Do editor de fotografia, fui até a sala do editor-chefe que, também educadamente, me disse que eu poderia ter dirigido as críticas a ele, em sua sala, mas não postá-las na internet, o que me deu a justa causa.

O fato é que não critiquei ninguém, não cito nomes ou faço juízo de alguma pessoa em meu humilde blog. Apenas critico posturas, falo sobre minhas frustrações, sobre fotografia e sobre a mídia em geral. Agradeci aos dois pela oportunidade que me foi dada de aprender algo na minha experiência como profissional e fui embora.


Fotógrafo Emmanuel Pinheiro, funcionário d'O Estado de Minas até 8 de fevereiro, quando foi demitido por improbidade. No post que causou sua demissão, publicado 19 dias antes, ele comenta a decisão do jornal de publicar a foto do colega Beto Magalhães em detrimento da sua [imagem acima] - clicada depois, mas, que na sua opinião, ilustrava melhor a cobertura.

Pinheiro realmente não cita nomes, mas se posiciona abertamente contra a postura do jornal - no qual trabalhava há 12 anos. Em artigo no Observatório da Imprensa, ele reflete sobre a demissão. Em seu blog, por sua vez, dá pistas sobre seu recomeço.


Em tempo: O caso me lembra artigo que li na edição de domingo do jornal Zero Hora, da publicitária Juliana Salbego: Teoria da Incomodação Zero, no qual ela fala sobre o perfil de funcionários buscado pelas empresas em geral.


Via @grupodefoto.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?