segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O silêncio que envergonha


Seja pelos compromissos profissionais, que não permitiriam atualizar o blog com a frequência desejável, ou pelas dificuldades impostas pelos processos movidos pelo Banrisul, por Políbio Braga e por Felipe Vieira, o Nova Corja encerrou suas atividades na última sexta-feira (6).

Apesar do excelente trabalho jornalístico/investigativo realizado no campo político, sem muitas lamentações, como constata Lúcia Freitas no blog coletivo Trezentos:



Não houve proteção da comunidade, blogagem coletiva, indignação. Passou batido (...) Este tipo de silêncio é péssimo para todos nós. Eu, como blogueira e jornalista, fico com vergonha, vergonha, vergonha. Primeiro de mim, por não ter lido os feeds por dois dias e não ter visto tamanho absurdo. Segundo de meus vizinhos de rede, que se reúnem tão facilmente para o #lingerieday, mas não se preocupam nem por um instante com as questões mais profundas que nos cercam e atingem.

Photobucket

Talvez pior do que isso seja ver um dos autores dos processos citados acima - que sequer possui domínio próprio, apesar de assinar como se tivesse - se vangloriando do fechamento Nova Corja.


Em tempo 1: Usando o episódio como gancho, Rodrigo Veleda, também no Trezentos, reproduz post escrito no ano passado sobre a necessidade de revisar as leis de liberdade de imprensa no Brasil.

Marcelo Träsel, por sua vez, escreve sobre a necessidade de se criar no Brasil uma organização que eduque a sociedade
quanto aos direitos e deveres do cidadão na Internet e forneça apoio técnico e jurídico a repórteres amadores, que não possuam o suporte de um departamento jurídico.


Em tempo 2: Outra boa notícia. O Idelber Avelar, comandante do Biscoito Fino e a Massa, colocou o blog em regime de hibernação por tempo indeterminado.


Em tempo 3: Para fechar com chave de ouro, Pedro Dória se despediu do seu excelente blog nesse domingo (16 de agosto). Um desafio profissional maior do que ele imaginava, o motivo.

Difícil não bater um desânimo, pois, diferentemente das duas páginas acima, as quais acompanhava com atenção, o blog do Pedro Dória era uma referência para mim. Em outras palavras, era tudo que eu gostaria de transformar este humilde blog.

Via RSS, ele diz que informará o novo endereço de seu blog, que terá um escopo diferente. Assim espero.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?