segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Círculo do Inferno de Dante





Sabe quando você está na estrada e o carro que vem no sentido contrário pisca o farol para avisar que tem polícia mais adiante? Ele está dizendo para você ir devagar até burlar o policial e que depois pode correr de novo. É a esperteza.

Ouço muito as pessoas indignadas dizendo: 'Que exemplo eu vou dar para o meu filho se esses políticos fazem isso e aquilo?' Eu digo: 'Esqueça os políticos. O exemplo para seu filho é você'. Então, é preciso haver uma reforma do indivíduo. Mas ela é mais complicada e, portanto, sou cético. A sociedade moderna tem trazido cada vez mais individualismo e mesquinhez.

O que isso tem a ver com política? Tudo. Não devemos achar que política é só o Sarney arrumando emprego para o namorado da neta. A política, na verdade, começa quando você não tenta enganar o guarda. É claro que o exemplo que o Sarney e outros políticos dão à sociedade é o da esperteza, do levar vantagem. Mas nós aderimos ao Sarney ou combatemos o Sarney? Essa é a questão.

Photobucket

Carlos Melo, cientista político, em entrevista para o caderno Aliás, do jornal Estado de São Paulo. O bate-papo é interessante e pode ser lido na sua plenitude aqui.


Charge via Blog do Lute.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?