terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Você presta atenção no que lê?



Com a avalanche de informação a que somos submetidos diariamente, a pergunta é válida. Ainda mais se levarmos em consideração o poder de disseminação que possuímos, ao passar adiante, como verdades absolutas, dados que lemos nos mais diversos cantos.

Se tomarmos como base os leitores do jornalista Luiz Carlos Azenha, por exemplo, chegaremos à conclusão de que não prestam atenção. O experiente profissional reproduziu na segunda-feira (23) em seu site um texto do jornalista Altamiro Borges sobre as perigosas ligações entre profissionais da imprensa e políticos.

Dividido em três partes, o texto de Borges, publicado em seu blog também na segunda, inicia com base em informações das colunistas Karen Kupfer, da Revista Quem, e Hildegard Angel, do Jornal do Brasil, reveladas, segundo ele, "há poucos dias".

O detalhe é que as informações não são recentes. As de Karen, por exemplo, datam do início da década e isso pode ser conferido com uma leitura atenta do texto, que fala sobre uma festa dada por Suzana Villas Boas, esposa de Arlando Jabor, para comemorar o sucesso do programa Saia Justa, do canal GNT.

Vamos a algumas incongruências:

1) O casal está separado desde 2003;

2) Suzana também não está mais na equipe do Saia Justa. Após a saída das apresentadoras Rita Lee, Fernanda Young e Marisa Orth no final de 2004, a produtora também deixou o programa;

3) A certa altura do texto, Borges cita que o "candidato José Serra" esteve na festa. Hoje, o tucano é governador de São Paulo.

Detalhes que o leitor não tem obrigação de saber, você dirá. Concordo, afinal, a obrigação de checar as informações antes de publicá-las são dos jornalistas, neste caso, os experientes Altamiro Borges e Luiz Carlos Azenha - uma simples busca no Google, como fez este que vos escreve, resolveria a questão.

Mas não esqueça que erros humanos podem acontecer, assim como textos podem ser manipulados com segundas intenções, seja pela mídia identificada com o direita ou com a esquerda - Borges, por exemplo, é Secretário de Comunicação do Comitê Central do PCdoB (Partido Comunista do Brasil).

Neste episódio, não há como saber se o erro foi intencional ou não - os envolvidos já foram avisados do problema. No entanto, é importante corrigí-lo, esclarecendo para os leitores que tais relações entre jornalistas e políticos existiram sim, mas há alguns anos. Situá-los precisamente no tempo, para que eles possam então se posicionar.

Portanto, para você não se tornar massa de manobra e repercutir informações imprecisas, não custa abrir o olho.


Imagem via Stock.xchng.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?