segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A mídia, a população norte-americana e seus umbigos





Num nível mais profundo, a cobertura feita pela mídia dos acontecimentos na Índia reflete uma indiferença geral da maioria dos americanos em relação ao que acontece em outros países. Essa indiferença é incentivada por programas noticiosos que mal tocam em questões exteriores, a não ser que crises estejam prestes a estourar.

Os americanos geralmente são informados que esses acontecimentos foram totalmente inesperados. Na realidade, eles geralmente foram previstos por especialistas como sendo inevitáveis. Os aspectos violentos do terrorismo na Índia não foram retratados com a urgência dada a ações semelhantes nos EUA.

(...)

Não há repressão da informação. Há abundância de blogs e periódicos que falam sobre os assuntos mundiais com franqueza. Mas a grande imprensa reflete principalmente as posições do governo e se mantém em grande medida silenciosa em relação a outros pontos de vista. Foi esse o padrão que precedeu a invasão do Iraque.

Photobucket

Trecho de artigo de Dan Georgakas sobre a pobreza da cobertura internacional realizada pela imprensa dos Estados Unidos, colaborando para o desinteresse da população com esses temas. O texto pode ser lido na íntegra aqui.


Via Blog do Noblat.
Imagem via Stock.xchng.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?