quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Os donos da mídia brasileira



Disponibilizar um amplo quadro da comunicação social brasileira. Resumido nesta frase, o objetivo do projeto Donos da Mídia parece simples, mas trata-se de um trabalho grandioso – e muito importante.

Basta ver o ano que iniciou: 1978. Trezentos e cinqüenta pesquisadores gaúchos realizaram o primeiro levantamento sobre a estrutura das grandes redes nacionais de televisão.

Dez anos depois, o jornalista gaúcho Daniel Hertz ampliou o trabalho – desmascarando a pornográfica liberação de outorgas de rádio e TV promovida pelo presidente José Sarney, beneficiando parlamentares que, curiosamente, aprovariam posteriormente o quinto ano de seu mandato.

Em 1994, a estudante Célia Stadnik aumentou o leque de informações através de seu trabalho de conclusão de curso, atualizado na década seguinte pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação.

Um manancial de dados, fundamentais para entendermos o funcionamento de, pelo menos, uma parte da engrenagem a que estamos submetidos diariamente. Clique aqui para acessá-lo – e não se esqueça de salvar o endereço entre seus favoritos.


Atualização (05 de março de 2009): Na esteira do Projeto, o Observatório do Direito à Comunicação revela um dossiê sobre a produção regional na TV aberta.


Via Blog do Tas.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?