As trocas de contas no Orkut
Não foram poucos os usuários do Orkut que, ao acessar sua conta na tarde de ontem, se depararam com o perfil de outra pessoa. Eu mesmo, por exemplo, me transformei em Luisa, segundo fonte segura e extremamente ciumenta.
O problema se acentuou a partir das 17h, até que, perto das 18h15, o Google Brasil tirou a rede de relacionamentos do ar para manutenções. A situação persiste até o momento. A empresa garante, entretanto, que a “manutenção não-periódica” que está sendo realizada “não oferece risco à integridade e segurança dos perfis ativos”.Ou seja, que tudo voltará ao normal em breve. Ou não, segundo o Jorge Rocha.
Atualização (02h30): O Orkut voltará ao ar aos poucos, informa o fórum dos usuários. Dica do Tiago Dória.
Atualização (21h): De volta à normalidade, com algumas exceções - como minha foto de perfil, que está sendo recuperada. O problema, segundo Carlos Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, foi uma falha no sistema de cadastramento de novos usuários. “Em vez de criar novos perfis, o sistema realocava perfis antigos para novos usuários”, explica o executivo.
Durante o dia, o problema na rede social repercutiu na blogosfera. Tiago Dória, por exemplo, analisou como a Google não soube usar o blog oficial do Orkut para diminuir os efeitos da crise, enquanto Raquel Recuero chegou à conclusão de que a rede social se tornou, praticamente, um artefato cultural da internet brasileira.
Atualização (quinta, 14h30): Vez do Twitter apresentar inconsistências, como o sumiço de followers.
Atualização (segunda, 23h20): A Google Brasil, através do blog oficial do Orkut, divulgou na sexta (25) um comunicado oficial sobre a pane. De acordo com a empresa, apenas 0,1% dos usuários foram afetados pelo “bug”.
Atualização (segunda, 23h30): Tiago Dória informa que existe uma brecha no Twitter que permite inflar o número de followers.
Postar um comentário
Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.
Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?