segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

NÁUFRAGO

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

- Não consigo controlar o avião! Não consigo controlar!

- Meu Deus!

Estas foram as últimas palavras que Chuck Noland ouviu antes da queda do aeronave que lhe levava para a Austrália, onde trataria de negócios da sua empresa - a Federal Express.

Com a cabeça doendo, ele percebeu que a maré o havia arrastado até a uma ilha. Ainda atordoado, levantou-se e caminhou em direção a algumas árvores, para recuperar-se do acidente.

Sentado, observou uma folha de papel. Curioso, a pegou. Ela dizia:

- Você vai passar exatamente um ano em uma ilha deserta, onde existe uma certa infra-estrutura, mas ela é limitada. Além de você, não haverá mais ninguém na ilha, mas você terá acesso a alguns privilégios limitados. Com isso em mente, seguem as perguntas.

Noland não entendeu muito bem, mas gostou da palavra “privilégios”. Continuou lendo.


1) Na ilha, você terá água à vontade e frutas nativas. Se souber pescar, com sorte vai poder comer um peixe de vez em quando. Fora isso, você terá que escolher apenas um tipo de comida salgada e um tipo de comida doce para comer todos os dias, o ano inteiro (podem ser cruas ou cozidas). Quais você escolhe?

Um suculento churrasco foi o primeiro prato que veio à cabeça de Noland, seguido por um mousse de chocolate na sobremesa. Com água na boca, o náufrago seguiu a leitura.

2) Além da água (e, também com sorte, água de côco se você estiver disposto(a) a subir no coqueiro) não há nenhuma outra bebida na ilha. Mas você pode escolher um único tipo de bebida, fria ou quente, alcoólica ou não, para ter à sua disposição ao longo do ano. Qual você escolhe?

Consciente dos malefícios à sua saúde, penso em uma Coca-Cola.

3) Para manter a tradição, você pode também levar um único livro. Que livro você leva?

Notícias do Planalto, de Mário Sérgio Conti. Que, por sinal, estava na sua mala no avião. Depois de um suspiro, Noland prosseguiu lendo a curiosa folha de papel.

4) Igualmente, você poderá levar um único filme para assistir. Que filme você leva?

Perfume de Mulher. Para rever, pela milésima vez a cena do tango.

5) Você terá um notebook à sua disposição, mas com um único programa instalado. Mas você não pode usar um programa de comunicação (como email ou mensagens instantâneas). Qual programa teria mais utilidade para você e por quê?

O jogo Paciência. Afinal, será um ano inteiro em uma ilha deserta...

6) Você poderá acessar a internet, mas este acesso é limitado a um único site, o ano todo. (Se você escolher o Google, por exemplo, não poderá navegar para os links dos resultados da sua busca, que estão fora do Google).

Também não pode ser seu webmail, Meebo e afins ou sites de notícias (o que elimina os portais). Fora isso, não há restrição nenhuma ao tipo de site, inclusive os que permitem comunicação de outros tipos. A qual site você quer ter acesso por um ano e por quê?


Noland fica nervoso com a pergunta. Limitar o acesso à internet a apenas um site, entre tantos existentes? Irritado, amassa a folha de papel e a joga longe. Sete dias depois, extremamente entediado, o náufrago recolhe a folha e retoma a leitura.

Antes de partir para a próxima pergunta, decide que acessaria o blog do jornalista Pedro Dória. Pronto.

7) Você também poderá ouvir música. Mas, claro, você terá que ouvir a mesma música o ano todo, pois só pode escolher uma. Qual você leva? E se fosse um CD?

Santa Maria del Buen Aire, música do trio Gotan Project.

8) Você poderá escolher um dia do ano para fazer uma única ligação para uma única pessoa, com quem poderá falar por 10 minutos. Para quem você vai ligar, quando e por quê?

Minha namorada. No aniversário dela. Porque o amor é lindo.

9) Você poderá escolher um programa de TV para assistir ao longo deste ano na ilha - limitado à freqüência de uma vez por semana. Você só não poderá assistir nenhum tipo de noticiário, fora isso não há restrições. Que programa você quer assistir?

Instantaneamente Noland pensa em trocar o programa de televisão por acesso a mais um site.
10) Quando for seu aniversário, você terá direito a receber uma carta de um(a) amigo(a) ou familiar que tenha uma novidade para contar (sobre si próprio ou não). De quem você gostaria de receber a carta e com qual notícia?

Minha namorada, dizendo que está vindo me buscar. (Dragus, qualquer semelhança é mera coincidência :D)

11) Como não queremos que você transforme uma bola de vôlei no seu melhor amigo imaginário e a única pessoa na ilha será você, você terá direito a levar um animal de estimação para lhe fazer companhia. Que tipo de animal você escolhe e por que? É um animal que você já tenha?

Noland gosta da idéia da bola de vôlei...

12) Do que você acha que sentirá mais falta?

Da minha namorada (eu já disse que o amor é lindo?).

13) Por outro lado, o que você acha que será positivo, proveitoso ou benéfico na experiência? Ou divertido?

A distância dos problemas.

14) Por fim, você tem direito a levar 3 outros itens à sua escolha que:

a) não entrem em contradição com nenhuma das perguntas anteriores

b) não seja algo que você vá usar para sair da ilha, como um barco, por exemplo.

O que você vai levar e por quê?


Pronto para listar os três itens, Noland se faz uma pergunta essencial: Afinal, quem deixou este bilhete ali, em uma ilha deserta?

Assustado, decidiu se embrenhar na mata para procurar outros habitantes daquele estranho lugar. A última vez que foi visto estava abrindo uma misteriosa escotilha...



As perguntas acima, que fazem parte de um meme, foram enviadas pelo amigo Dragus, do blog Pensamentos Equivocados. Motivado pelo tema da brincadeira, decidi inserir nas respostas elementos da história do filme Náufrago e, no final, da série Lost.

O resultado foi esta coisa, ops, texto acima. Confira aqui a brincadeira no seu formato original. Passo a bola para os seguintes blogs:

- Pequeno Inventário de Impropriedades
- Blog Esponja
- Browser’z
- Loucos do Blog
- Yanhoo


3 comentário(s):

Dragus disse...

Pulou os 3 itens porque não queria admitir a necessidade de uma boneca inflável que copie sua namorada. =p

Pra evitar eventuais nocautes... =p

Sem a zueira, gostei do modo como respondeu, ficou bem legal =D

Tarzan ® disse...

Valeu Gustavo.
Massa esse Meme.
Bom dessa epoca de ferias é que vc pode sair um pouco da linha do blog pra refrescar as idéias. E nada melhor que um Meme criativo pra isso e ainda interagir a galera blogueira.

Em breve estarei postando o meu.

Sucesso parceiro!

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Sabino disse...

hehe muito bom.

vou responder o meu em breve!

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?