MONOPÓLIO NA DISTRIBUIÇÃO DE REVISTAS
Sabe as revistas que você recebe em casa ou busca na banca? Chegam graças ao serviço das distribuidoras. As duas maiores do país são a Dinap e a Fernando Chinaglia. A primeira, pertencente ao Grupo Abril, detém 70% do mercado de distribuição, enquanto a segunda os 30% restantes.
Mas esta porcentagem poderá mudar. O Grupo Abril quer comprar a Fernando Chinaglia, transação que não foi adiante graças à intervenção do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A iniciativa vai de encontro à solicitação do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e do Intervozes, que protocolaram no Cade um pedido conjunto de impugnação da compra. A preocupação das entidades é com o monopólio na distribuição de revistas que o negócio criará.
“Com o monopólio sobre esse mercado, o Grupo Abril poderá exercer seu poder econômico para limitar a circulação de publicações de editoras concorrentes, seja pelo interesse econômico, ou pelo interesse ideológico, o que oferece um grande perigo à liberdade de expressão e à livre circulação de idéias”, afirma Bráulio Araújo, advogado do Intervozes.
Editoras e parlamentares estão preocupados com a possível compra. Os que apreciam a pluralidade de informações, também devem ficar. Caberá ao plenário do Cade decidir se autoriza a compra.
Mais informações no Observatório do Direito à Comunicação.
Via Blog do Mello.
Imagem: Flickr.
1 comentário(s):
Não tem jeito.. QUALQUER tipo de monopólio é danoso..
o/
Postar um comentário
Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.
Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?