terça-feira, 4 de dezembro de 2007

MONOPÓLIO NA DISTRIBUIÇÃO DE REVISTAS

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sabe as revistas que você recebe em casa ou busca na banca? Chegam graças ao serviço das distribuidoras. As duas maiores do país são a Dinap e a Fernando Chinaglia. A primeira, pertencente ao Grupo Abril, detém 70% do mercado de distribuição, enquanto a segunda os 30% restantes.

Mas esta porcentagem poderá mudar. O Grupo Abril quer comprar a Fernando Chinaglia, transação que não foi adiante graças à intervenção do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A iniciativa vai de encontro à solicitação do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e do Intervozes, que protocolaram no Cade um pedido conjunto de impugnação da compra. A preocupação das entidades é com o monopólio na distribuição de revistas que o negócio criará.

“Com o monopólio sobre esse mercado, o Grupo Abril poderá exercer seu poder econômico para limitar a circulação de publicações de editoras concorrentes, seja pelo interesse econômico, ou pelo interesse ideológico, o que oferece um grande perigo à liberdade de expressão e à livre circulação de idéias”, afirma Bráulio Araújo, advogado do Intervozes.

Editoras e parlamentares estão preocupados com a possível compra. Os que apreciam a pluralidade de informações, também devem ficar. Caberá ao plenário do Cade decidir se autoriza a compra.

Mais informações no Observatório do Direito à Comunicação.


Via Blog do Mello.

Imagem: Flickr.

1 comentário(s):

Tyler Bazz disse...

Não tem jeito.. QUALQUER tipo de monopólio é danoso..

o/

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?