segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sim, Sérgio Abranches, algo anômalo se passa no planeta



Infelizmente, parece que 2010 ficará entre os mais mortais e de maiores prejuízos dos últimos sete anos.

Não é sinal suficiente de que algo anômalo se passa? A natureza pode ser mortal e gerar grandes prejuízos à economia e às pessoas. O clima também pode tirar muitas vidas preciosas e gerar imensos prejuízos. Nós já temos razões suficientes para começar a tomar medidas de precaução globalmente.

Já devíamos estar implementando medidas fortes de adaptação e prontidão para eventos mais extremos e mais frequentes no futuro próximo. E já devíamos estar agindo para evitar um cataclismo climático na segunda metade do século.



Cientista político Sérgio Abranches, analisando, no Ecopolítica, os números sobre mortes e danos econômicos causados por eventos naturais extremos, segundo ele, erroneamente classificados como "desastres naturais", entre 2004 e 2009.

No período, quase 550 mil pessoas morreram por causa de eventos geofísicos ou climáticos e hidrológico. Apesar disso, pouco está sendo feito para se precaver no futuro. Alguns, inclusive, questionam se algo está acontecendo com o clima.

O artigo completo de Abranches, com mais números, está aqui.


Em tempo: Além das imagens postadas no Flickr sobre a erupção de um vulcão na Islândia - como a que ilustra o post, por exemplo -, que causou o fechamento de diversos aeroportos europeus, há os cliques do repórter Flávio Fachel, que com o repórter cinematográfico Orlando Moreira, produziu reportagens sobre o ocorrido para a Rede Globo.


Imagem via Nasa Godddard Photo and Video / Blog do Flickr.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?