segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Secretaria Estadual de Cultura fecha sala de cinema e não informa porto-alegrenses [atualizado]



Marcelo Noah alerta no Contém Glúten e, conforme solicitado, este blog replica: em meio à calmaria do mês de janeiro, a Secretaria Estadual de Cultura, silenciosamente, fechou a Sala de Cinema Norberto Lubisco, na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). Simultaneamente, três dos dez funcionários que ali trabalham foram demitidos.

A sala, que até o momento permanece viva no site oficial da CCMQ, era a menor das três abertas ao público - as outras duas são a Eduardo Hirtz e a Paulo Amorim. Localizada no andar térreo, com saída para a Rua dos Andradas, possuía 53 lugares e era equipada com ar-condicionado central, som téreo e dois projetores Bauer-8 35mm, de fabricação alemã.

Para a imprensa gaúcha, nada aconteceu, assim como para a Secretaria Estadual da Cultura. A contatei através de seu site, solicitando explicações. Fiz o mesmo com o Setor de Comunicação da CCMQ. Aos interessados, vale também acompanhar nesta semana o programa que Marcelo Noah comanda na Rádio Ipanema, ao meio-dia. Ele promete fazer uma série de reportagens e entrevistas sobre o fechamento.


Em tempo 1: A hashtag #norbertolubisco reúne a repercussão do assunto no Twitter.

Em tempo 2: Revoltada, Mari Messias repercutiu o fechamento em seu blog e, de quebra, apresentou o fotógrafo Norberto Lubisco - que empresta seu nome à sala agora desativada - a quem não o conhecia, como eu.


Atualização [quarta, 0h]: Luiz Armando Capra Filho, da CCMQ, respondeu nessa terça-feira email que enviei na noite de domingo, informando que a sala foi fechada para uma readequação do espaço, buscando um melhor aproveitamento. Aspas para ele:


A situação que determinou o fechamento temporário deste espaço reside na ação maior de adequação correta de sua saída de emergência. Como o senhor tão bem sabe, a CCMQ é um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, necessitando uma avaliação criteriosa para solucionar esta demanda.


Atualização [quarta, 0h30]: O jornal Zero Hora publicou nessa terça-feira, três dias depois de Noah alertar sobre o problema, matéria que, além de reproduzir a explicação acima, acrescenta os esclarecimentos da secretária estadual de Cultura, Mônica Leal, e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Segundo o órgão, problemas financeiros também levaram ao fechamento da sala, que não possui previsão de reabertura.

Atualização [quarta, 0h50]: Sugestão de Noah, após conversa com Maurício Krebs [um dos responsáveis pelo acervo Carlos Galvão Krebs, em películas, referentes à tradição e ao folclore da cultura gaúcha] para a Norberto Lubisco: torná-la a sala definitiva para a exibição de filmes em película, com direito ao "tléc-tléc" da projeção e tudo.


Imagem via Le Ciel.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?