segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dica do dia: Os reflexos dos Jogos Olímpicos em Barcelona

O autor argumenta que um dado importante do sucesso foi o estabelecimento de um modelo de organização que tinha como objetivo fundamental, além daqueles do espírito olímpico, proporcionar uma ampla transformação urbana da cidade, que pudesse melhorar a qualidade de vida da população e tornar Barcelona mais atrativa interna e externamente. 'Entre 1986 e 1993, Barcelona sofreu a mais dramática transformação urbana de toda a Europa'.

Em uma ação conjunta da prefeitura de Barcelona, do governo espanhol, do governo autônomo da Catalunha e dos comitês olímpicos espanhol e internacional, foram criados núcleos administrativos com pessoas não-associadas à administração pública da cidade. Foram fechadas grandes parcerias público-privadas e foi feita uma separação essencial entre a gestão dos investimentos e da organização dos jogos, com pessoal especializado na administração de suas respectivas áreas.


Photobucket

Arthur Ituassu, mestre e doutor em relações internacionais, refletindo acerca de uma análise de Ferran Brunet, da Universidade Autònoma de Barcelona, sobre os impactos que os Jogos Olímpicos promoveram na cidade catalã.

As reflexões de Ituassu se encontram por aqui, enquanto o estudo de Brunet aqui. Que aconteça com o Rio de Janeiro o que se sucedeu em Barcelona.


Dica do dia. Todas as segundas, quartas e sextas sugerindo algo.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?