Por trás das câmeras, das rotativas, dos computadores
Se o seu dia-a-dia não se passa dentro de uma redação de jornal, revista, rádio ou televisão, este post pode lhe ser interessante.
Por estar ligado à comunicação, mesmo do outro lado do balcão - trabalho hoje como assessor de imprensa -, cada vez mais tenho tido curiosidade de saber como certa reportagem foi escrita, como foi produzida aquela entrevista, ou a que agruras o repórter precisou passar para gravar tal matéria.
Pois o blog Faz Caber presta um relevante serviço a curiosos como eu. Semanalmente, a equipe de arte da Época revela aspectos da produção artística da revista, em especial das capas. A última, por exemplo, destaca Farah Jorge Farah, o cirurgião plástico que matou e esquartejou a amante em nove anos atrás e hoje estuda direito e filosofia.
Na capa, um retrato de Farah. Nas páginas que abrem a reportagem, uma bela fotografia em preto e branco dele caminhando. E no Faz Caber, o editor de fotografia André Sarmento revelando como foram obtidas as imagens:
Como se tratava de um personagem que imaginávamos arredio, dado o seu passado turbulento, elaboramos a seguinte estratégia para fotografá-lo. No início, sabendo dos locais por ele frequentados, fizemos diversas campanas ao longo de 2 semanas afim de registrar sua rotina de vida atual.
Fotografamos Farah na porta de sua casa, no trajeto que ele faz para ir as faculdades (ele cursa duas) e na frente das próprias faculdades, uma em São Paulo e outra em Guarulhos. A foto do abre da matéria foi tirada num destes dias.
O relato de André segue no Faz Caber - que ainda mostra como foi o trabalho do ilustrador Nilson Cardoso ao criar, no Photoshop, um copo de leite ameaçador, para a capa sobre crianças que têm alergia a alimentos. Abaixo, o vídeo:
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