quarta-feira, 3 de junho de 2009

Se você não concorda com a realização das Olimpíadas no Brasil, cuidado com o Comitê Olímpico Brasileiro





Do ponto de vista estritamente jurídico, o COB tem razão, pois tem o pedido de registro dessa marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (”INPI”). Ocorre que o COB é extremamente incoerente e só usa desses meios legais para atacar quem é contra a candidatura. São dois pesos e duas medidas. Vejam que na internet alguns há blogs e websites de puxa sacos da candidatura olímpica, contra os quais o COB nunca fez nada.

Ou seja, se for a favor pode infringir a lei marcária. Se for contra, não pode (...) Eles não toleram democracia.

Photobucket


Alberto Murray, advogado, esportista e membro do Comitê Olímpico Brasileiro. O banner proibido é o da imagem acima. Já está no ar um novo.

Por não concordar com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, pensei, tempos atrás, de produzir um material de divulgação contra a Olimpíada, nos moldes do feito pelo site Swin It Up. Só não o fiz por falta de tempo para organizá-lo.

Deveria ter feito.


Em tempo 1: Juca Kfouri é um jornalista controverso. Muitos o adoram. Outros tantos detestam. Estou no primeiro grupo. Mas hoje, o conceito que tenho dele desceu um degrau. Explico.

Por considerar o assunto exposto acima de extrema importância, quis compartilhá-lo com o Juca, um jornalista esportivo respeitado que possui grande audiência e que se achasse a pauta válida - e concordasse com ela, acima de tudo - poderia torná-la mais conhecida.

Em seu blog, fui à procura de um e-mail para contato. Vasculhei em um canto, procurei em outro, voltei a vasculhar e... Nada. O que me surpreendeu, pois há cerca de dois anos, através de um endereço eletrônico divulgado no seu blog, enviei a ele perguntas para um trabalho da faculdade - as quais, vale informar, foram gentilmente respondidas.

Pensei então em acessar sua coluna no jornal Folha de São Paulo, mas o acesso é permitido somente para assinantes do jornal, o que não sou. Sobrou deixar o aviso em sua caixa de comentários, repleta de provocações e xingamentos estúpidos entre torcedores. Clico em "Enviar um comentário" e... Para minha supresa, o UOL - onde o blog de Juca Kfouri é hospedado - me informa que para postar um texto ali preciso estar cadastrado.

Desisti. No momento em que o jornalismo se transforma e busca se aproximar cada vez mais do leitor, não disponibilizar um e-mail é um retrocesso.

Vou mandar o texto para outro Kfouri: o André.


Em tempo 2: Como também sou contra a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014, deixo aqui uma sugestão de site: Portal Copa 2014. Produzida pela Editora Mandarim e pelo Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), a página tem como objetivo "divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil".

Eles prometem, entretanto, "criticar as autoridades e organizações da sociedade quando suas posturas políticas venham a atrasar ou a impedir os preparativos para a Copa de 2014". Indico por se tratar de mais uma opção de fiscalização.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?