quinta-feira, 28 de maio de 2009

Não reeleger ninguém não é a solução para os problemas políticos do Brasil




Acho que não uso a palavra “alienação” desde minha época de militância trotskista. Mas não há outro termo para definir essa irresponsável campanha disseminada na internet por Daniela Thomas e Marcelo Tas.

É a alienação e o conformismo em sua típica versão Morumbi-Leblon: quero mudar tudo o que está aí, desde que eu não tenha que me dar ao trabalho de procurar informação ou tirar as pantufas. "Não reeleja ninguém" significa: Tire todos os 513 deputados de lá e coloque outros 513 que exercerão seus mandatos sem serem incomodados.

Assim você poderá passar mais quatro anos vociferando indignação vazia e repetindo a cantilena de que todos os políticos são corruptos, enquanto fura mais uma filinha, sonega mais um imposto e joga mais uma embalagem de Doritos pela janela do seu Toyota Camry.

Photobucket


Idelber Avelar, que acredita se tratar de uma campanha típica de pessoas que não lembram em quem votaram.

A provocação, como dito acima,
partiu da Daniela Thomas e foi disseminada pelo Marcelo Tas - que, no meu entedimento, não deixou claro se a apóia ou não. Independente disso, seu post gerou 167 comentários e quase onze mil citações na busca do Google.

Na sua totalidade, revela o Idelber, favorável a idéia. Marcelo Soares, do interessante E Você Com Isso?, entretanto, é uma exceção.

Confesso que nutro um sentimento de desesperança com relação à política brasileira. Mas tenho plena consciência que não reeleger ninguém não é a solução para o problema. E você, o que acha?

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?