terça-feira, 14 de abril de 2009

Em Portugal, Acordo Ortográfico ainda provoca debate



Questionada nos primeiros dias deste ano, quando foi implementada no Brasil, mas paulatinamente esquecida e aceita nos meses seguintes, a Reforma Ortográfica ainda causa debates em Portugal.

A Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura da Assembléia da República - o equivalente ao nosso Congresso Nacional - aprovou ontem um relatório que recomenda ao plenário da Casa a apreciação da petição contra o Acordo Ortográfico movida pelo escritor Vasco Graça Moura, apoiada por outros intelectuais portugueses e assinada por mais de 30 mil pessoas.

Aspas para o relator, deputado social-democrata Feliciano Barreiras Duarte, face à vontade do Governo de Portugal em acelerar o processo de adoção das novas regras:



A reacção da comunidade científica e educativa é preocupante e evidencia a falta de diálogo e a ausência de uma metodologia por parte do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura com vista à aplicação do Acordo Ortográfico.

Photobucket

Reação semelhante a que acontece cá deste lado do Atlântico, não?


Em tempo 1: Há um blog sobre a petição contrária ao Acordo Ortográfico, com informações sobre o número de adesões - que já ultrapassam na internet a casa de 100 mil pessoas - e opiniões de simpatizantes.


Em tempo 2: Se você tiver alguns minutos sobrando, leia a transcrição do texto lido por Vasco Graça Moura em audiência sobre o assunto, promovida pela Comissão de Ética, Sociedade e Cultura em abril de 2008.


Em tempo 3: E se o relógio estiver sendo generoso com você, aproveite para ver o contraponto do professor português Carlos Reis, favorável ao Acordo Ortográfico.


Via @PauloQuerido, com informações do Público.

Imagem via Altovolta.

1 comentário(s):

Anônimo disse...

Gostaria de indicar os blogs de João Alves das Neves, português radicado no Brasil, que é à favor da reforma ortográfica: www.revistalusofonia.wrodpress.com e www.joaoalvesdasneves.blogspot.com neles estão publicados vários artigos sobre a o tema e outros assuntos que envolvem os oito países de língua portuguesa.

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?