quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dica do dia: Blogs.com – Estudos sobre blogs e comunicação



Trata-se do livro organizado pela Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo, que será lançado nesta quinta, às 14h, no Palco Blogs, na Campus Party.

Vou pular a parte de descrever o assunto da obra para informar que são 12 artigos, divididos em dois capítulos: o primeiro busca reunir as formas de pesquisa e do objeto blog, enquanto o segundo discute as diversas formas de blogs.

O prefácio ficou a cargo do André Lemos e o posfácio do Henrique Antoun. Em seu blog, a Raquel lista quais pesquisadores da área marcam presença no trabalho.

Deixei o melhor para o fim. O livro já está - e permanecerá - disponível gratuitamente neste endereço. Leitura obrigatória a todos - todos - os blogueiros.


Dica do dia. Todas as segundas, quartas e sextas sugerindo algo.


Em tempo: O futuro da música depois da morte do cd e Tecnobrega: o Pará reiventando o negócio da música são dois outros livros que marcaram presença na Campus Party e que, melhor, também estão disponíveis gratuitamente para download.



***


Gostaria de ter assistido (ao vivo)...


Clique no nome da palestra para vê-la


- Mídias sociais nas corporações: Mídia social é escutar os outros. A frase de Marcelo Vitorino, relata o Tiago Cordeiro, pode resumir o debate e a opinião dos espectadores do painel, que aconteceu pela manhã. O blog da agência Pólvora oferece um bom resumo sobre a conversa, além de fotos.

Leandro Cordeiro também escreveu acerca do painel - além de trazer entrevistas com dois dos painelistas que participaram -, assim como a Bila Ferreira, que faz algumas considerações sobre os pontos abordados.


- A construção da reputação, dos públicos e da moral blogueira: À tarde, Fábio Malini comandou essa palestra, que tratou sobre a relação entre reputação e moral na blogosfera. O próprio professor divaga em seu blog sobre o tema da conversa (Leitura imperdível).


- Uso de blogs em sala de aula


- Mídias Sociais nas eleições


Em tempo: Os vídeos são de autoria de Matheus Siqueira, estudante de jornalismo que dirige o blog éoqhá.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?