terça-feira, 9 de setembro de 2008

60% dos parlamentares federais que disputam as eleições respondem processos na Justiça



A informação foi revelada em levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco, a partir de dados disponíveis nos sites do Supremo Tribunal Federal, da Justiça Federal e dos tribunais de Justiça estaduais.

Adivinhe quem lidera a lista de pendências judiciais? O deputado Paulo Maluf (PP-SP), que disputa a Prefeitura de São Paulo, com 49 registros. Há dois gaúchos na relação: os deputados Paulo Pimenta (PT), que aspira comandar a Prefeitura de Santa Maria, e Pepe Vargas (PT), a de Caxias do Sul.

O Congresso em Foco ressalta que dos 53 parlamentares citados na matéria, 32 encaminharam explicações e defesas até a publicação. Os outros 21 não se manifestaram.

A lista completa está aqui.


Em tempo 1: A Justiça do Rio Grande do Sul determinou, em decisão liminar, que o blog Nova Corja retire do ar documentos e informações dos envolvidos na denúncia de desvio de dinheiro público para a compra da nova casa da governadora Yeda Crusius.

O processo, a partir de agora, corre em segredo de justiça. Os documentos em questão são extratos bancários de dívidas que o vendedor da casa - que a negociou com a governadora por um preço abaixo do mercado - tinha com o Banrisul.

A decisão foi divulgada pelo Nova Corja hoje pela manhã, via blog e Twitter, e prontamente começou a reverberar pela blogosfera. A Raquel Recuero, por exemplo, questiona o segredo de justiça em um processo de interesse público. O Gravataí Merengue, por sua vez, vai além, falando em censura e pedindo a renúncia de Yeda.

Não sei se chega a tanto, mas concordo com a Raquel: um assunto que interessa a todos os cidadãos gaúchos não pode tramitar em segredo de justiça.


Em tempo 2: A Justiça, agora do Ceará, provocou na tarde de hoje a queda do Twitter Brasil. Mirando na ferramenta de microblogging, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) derrubou, por engano, o blog que repercute fatos relacionados ao Twitter.

A trapalhada foi motivada pela ação movida por Luizianne Lins, candidata petista à Prefeitura de Fortaleza, que teve um perfil falso criado na ferramenta de microblogging. Assim como no caso do Nova Corja, a queda ecoou rapidamente pela blogosfera. No início da noite, o Twitter Brasil estava novamente no ar, mas disposto a não deixar o assunto cair na poeira do esquecimento.

Em apenas um dia, dois casos que, apesar de diferentes, demonstram a total inabilidade da Justiça do Brasil para lidar com questões relacionadas à internet.


Imagem via Stock.xchng.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?