terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

ESTUDO QUESTIONA EFICÁCIA DOS ANTIDEPRESSIVOS

Photobucket

Estudo realizado na Inglaterra revela que os antidepressivos modernos não têm um efeito clínico significativo nos pacientes, com exceção dos graves.

A constatação é resultado de uma metaanálise de 47 testes clínicos de medicamentos submetidos à FDA (Food and Drug Administration - agência que regulamenta drogas e alimentos nos Estados Unidos) para subsidiar pedidos de licença para seis dos principais antidepressivos.

Além de repercutir junto a médicos e pacientes, o estudo levanta fortes suspeitas sobre o procedimento das empresas farmacêuticas, que teriam apresentados às autoridades de saúde apenas os testes publicados que mostravam um efeito maior dos medicamentos - ao contrário do estudo, que levou em conta aqueles que não foram publicados.

O estudo foi liderado pela Universidade de Hull, publicado on-line na revista PLoS Medicine e posteriormente no jornal The Independent. Aos olhos brasileiros, chegou graças ao jornal Folha de São Paulo (somente para assinantes), que traduziu a matéria do periódico inglês.


Em tempo 1: A Folha Online disponibiliza o texto, mas curiosamente o baseia em informações da BBC Brasil e não na matéria da Folha de São Paulo.

Em tempo 2: Se não fosse o jornal paulista, constata oportunamente o jornalista Luiz Weiss, os leitores brasileiros não tomariam conhecimento do estudo, visto que dos três principais jornais do país, apenas a FSP publicou o material.

Em tempo 3: Por estas bandas, acrescento que o principal jornal do Rio Grande do Sul não deu sequer uma linha sobre o estudo.


Imagem: The Independent.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?