sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O MICROJORNALISMO NAS ELEIÇÕES NORTE-AMERICANAS

Photobucket

Vanguardista no uso das novas ferramentas tecnológicas, a eleição norte-americana tem uma nova vedete: o Twitter.

Utilizada na cobertura do pleito ianque, a ferramenta de microblogging já foi adotada por importantes revistas dos Estados Unidos, segundo o jornalista Carlos Castilho. Estão na lista publicações como Time, Atlantic e Slate, além do correspondente da agência de notícias France Press na Casa Branca.

O Twitter é um software para transmitir pequenas mensagens, de no máximo 160 toques, que podem ser enviadas de um telefone celular com acesso à internet. Lançada há dois anos, a ferramenta possui cerca de meio milhão de usuários em todo o mundo.

Os repórteres norte-americanos a utilizam da seguinte maneira: produzem uma sucessão de pequenos textos, que se acumulam até formar uma narrativa completa. O estilo telegráfico e pessoal, enviado em intervalos curtos, transmite aos leitores a sensação de uma cobertura em tempo real.

Resta saber se o Twitter será visto na cobertura das eleições municipais, que acontecerão neste segundo semestre no Brasil.


Em tempo 1: O número de usuários do Twitter crescerá nos próximos meses. A ferramenta está entrando na Índia, conforme avisa o Tiago Dória.


Em tempo 2: Desde o segundo semestre de 2007 este blog utiliza o Twitter. Quer conferir? Clique aqui ou no ícone da ferramenta que está nesta barra lateral à direita.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?