segunda-feira, 26 de novembro de 2007

OPINIÕES, MUITAS OPINIÕES

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Veja a importância de conferir sempre mais de uma opinião acerca de um assunto:

No domingo (25), o jornal Estado de São Paulo publicou 124 páginas em formato revista sobre a Amazônia, publicação chamada de “Grandes reportagens”. Trata-se da primeira de uma série, apesar do jornal não dar pistas de quando serão veiculadas as próximas.

Hoje, o jornalista Luiz Weis, responsável pelo blog Verbo Solto, opinou sobre a publicação, classificando-a como “uma cesta de três pontos” do Estado de São Paulo. Ele vai além e analisa a suíte (seqüência) publicada pelo jornal nesta segunda, chegando ao objetivo de seu post: ressaltar como é importante a mídia manter o foco no assunto (meio ambiente) diariamente.

Já o jornalista acreano Altino Machado relata em seu blog uma inconsistência em uma das reportagens da revista, intitulada “Era uma vez a cana de açúcar...”. Segundo o material, a usina Álcool Verde está processando cana no Acre e tem como meta produzir 45 milhões de litros do combustível a partir de maio de 2008.

“Como ninguém da revista Grandes Reportagens visitou o Acre, o Estadão presta uma desinformação aos seus leitores. É sabido que a usina não processou até agora nenhuma cana e enfrenta o Ministério Público do Acre por causa de sérios problemas com a legislação ambiental. Esse tipo de publicação costuma ser um apanhado requentado de informações disponíveis em bancos de dados e a realidade acaba permanecendo fora de foco”, afirma Machado.

Uma opinião não anula a outra. Pelo contrário. Se somam e mostram as qualidades e os defeitos do texto. Esta é a importância de conferir sempre mais de uma opinião acerca de um assunto.


Imagem: Reprodução da belíssima foto de Dida Sampaio, que ilustra a capa da revista.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?