sábado, 25 de abril de 2009

Dedilhando



Como eu comentei há alguns posts sobre o verdadeiro hino porto-alegrense ser “Amigo Punk”, hoje catei um vídeo mais ou menos pra mostrar por aqui. Mas o legal é baixar a versão do disco Graforréia Xilarmônica Ao Vivo, gravado em 2006 no Manara, em Porto Alegre.

A música é unânime nos shows da banda, até mesmo em outros Estados, como eu pude ver no You Tube. Alguns arranjos são bem gaudérios e a letra fala de coisas gaúchas e cita nomes de parque e ruas daqui, por isso tanta identificação principalmente dos porto-alegrenses.

A Graforréia veio da banda Prisão de Ventre, criada pela mesma turma em 1986. Carlo Pianta (guitarra e vocal), Frank Jorge (baixo e vocal), Marcelo Birck (guitarra e vocal) e Alexandre Ograndi (bateria) faziam um som que misturava diversos ritmos, da música regionalista à jovem guarda. Como definia o guitarrista Marcelo Birck: ”A Graforréia era isso: jovem guarda fora de controle”. O estilo era “nonsense”, a começar pelo nome da banda, foi escolhido através de um sorteio de palavras do dicionário.

Em 88 lançaram pelo selo “Vórtex” a fita demo “Com Amor Muito Carinho”. A partir daí tiveram grande destaque na cena, mas em 1990 a banda se separou, voltando às atividades em 1992. De lá pra cá foram mais alguns discos, mas o ritmo de shows foi diminuindo. Hoje eles se apresentam eventualmente em festivais e grandes shows, a maioria dos integrantes preferiu seguir carreira solo ou ficar por aí, tocando de banda em banda.


Sou jornalista e curto música, principalmente o famoso e rotulado Rock Gaúcho. Todos os sábados vou passar por aqui e dar meu pitaco sobre o assunto.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?