terça-feira, 21 de outubro de 2008

Às favas com a ética jornalística



O seqüestro da estudante Eloá Cristina Pimentel pelo ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves iniciou em 13 de outubro, segunda-feira passada. A cada dia que avançou, ganhou nacos dos holofotes da imprensa brasileira.

Jornais, sites, emissoras de rádio e de televisão - a última em especial - se degladiaram para fazer a cobertura mais completa possível. Leia-se por completa buscar divulgar primeiro as novidades sobre o episódio - mesmo que fossem dados sem confirmação -, fazer perfis vazios acerca do seqüestrador e até entrevistar ao vivo Lindemberg.

Espremendo, resta uma palavra: espetacularização. Que, se não foi a única culpada pelo trágico desfecho - e não foi -, com certeza colaborou. Mandando a ética jornalística, mais uma vez, às favas.

Resta responder apenas uma pergunta: como anda o casal Nardoni?


Em tempo 1: A outra parte responsável pela tragédia em Santo André, a polícia paulista, está sendo poupada pela imprensa, observa Luciano Martins no Observatório no Rádio. Com um cuidado especial para evitar que as responsabilidades subam na escala de comando.


Em tempo 2: José Padilha e Rodrigo Pimentel, por sua vez, assinam artigo na Folha de São Paulo de segunda afirmando que, na verdade, a culpa do fracasso da polícia reside nos políticos.


Em tempo 3: Sangue à parte, o seqüestro movimentou a audiência das emissoras de televisão nos últimos dias. Espetacularmente para ambos os lados – perdoem-me pela falta de talento na arte da ironia.


Arte criada a partir de imagens do Stock.xchng (1 e 2).

1 comentário(s):

Rogério Dalbem disse...

E que se f*** a ética, a responsabilidade social do jornalismo! Um show da vida...
Como estudante de jornalismo, o que resta? Matar a esperança ou eixar que a esperança me mate?

É uma imprensa sanguinária servindo a um público sangunário... violência latente...

E Deus disse...
Hum... disse alguma coisa?

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?