sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O horário de verão no Brasil





Durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico.

Ao se adotar o horário de verão brasileiro ocorre um deslocamento na entrada da iluminação pública (devido à iluminação natural, ainda presente), que passa a não mais coincidir com a chegada das pessoas em casa após o trabalho. Por causa de fatores como este o aumento da demanda se dá de forma mais gradual, o que melhora a segurança do sistema.

Photobucket

Este é o principal motivo para a adoção do horário de verão no Brasil, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A explicação está em um esclarecedor artigo assinado por José Roberto Costa no Zênite, que conta ainda a origem e o funcionamento.

Vale lembrar que à meia-noite deste domingo (19 de outubro) inicia o horário de verão, que se estende até 14 de fevereiro de 2009. Se você mora nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, não esqueça de adiantar o relógio em uma hora.


Imagem dos países que adotam, já o fizeram ou nunca adotaram o horário de verão, via artigo citado acima.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?