quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Um balanço do 2º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital



Nos dois últimos dias, foi realizada a segunda edição do Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital, na Feevale, em Novo Hamburgo (RS). O evento contou com cinco palestras e a apresentação de 23 papers nos grupos de trabalho sobre redes sociais na web e comunicação digital corporativa.

Infelizmente, devido a compromissos profissionais, participei somente das palestras. Na segunda, Alessandro Barbosa Lima, Carlos Henrique Carvalho e Vinicius Pereira falaram sobre Blogs e o Mundo Corporativo, enquanto na terça, Fábio Malini e Sérgio Amadeu conversaram sobre Blogs e Cultura Livre.

O primeiro a palestrar foi Carlos Henrique Carvalho, que apresentou a Abracom – da qual integra o quadro diretivo – e introduziu o tema do dia, abrindo caminho para Alessandro Barbosa Lima e Vinícius Pereira, que ilustraram suas apresentações com cases que demonstram como as empresas estão mudando o posicionamento diante dos consumidores.

No dia seguinte, os trabalhos iniciaram pelo Sérgio Amadeu, que passeou pela arquitetura da internet para demonstrar que liberdade é a palavra-chave da rede mundial de computadores. Na seqüência, Fábio Malini apresentou a genealogia da blogosfera, após um início teórico, com direito a Michel Maffesoli e Michel Foucault.



Em tempo 1: As palestras, obviamente, foram acompanhadas pelo Twitter (#seminarioblogs). O trabalho foi capitaneado pelo Lucas Pereira (@lucaseditor), com auxílio deste blogueiro (@gustavotimm), que tentou compartilhar em tempo real as afirmações dos participantes.

Ao final, faço minhas as palavras do @lucaseditor: “Quando será que perdi da fala dos palestrantes me preocupando em twittar o que tinha ouvido?”.


Em tempo 2: Nos próximos dias, subo as fotos que fiz do evento. O @lucaseditor vai além e promete, além de imagens, o áudio das palestras do segundo dia. O material será postado no blog oficial do seminário.


Em tempo 3: Charmosa a infra-estrutura da Feevale, faculdade novo-hamburguense que sediou o evento. Prédios, salas e gramados muito bem cuidados, além da presença de tabacarias e diversas máquinas de café expresso – pena que escolhi um extra forte.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?