terça-feira, 18 de setembro de 2007

DIOGO MAINARDI: “POLÍTICO É TUDO VAGABUNDO”



Odiado pelos simpatizantes da esquerda – principalmente os petistas – e adorado por parte dos de direita, Diogo Mainardi é garantia de polêmica por onde passa. Sua visita a Porto Alegre nesta segunda não foi diferente.

Convidado pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) para palestrar no 20º Set Universitário, evento realizado desde 1988 para debater assuntos ligados à comunicação, Mainardi falou sobre a relação incestuosa da mídia brasileira com o poder, sem deixar de opinar a respeito dos políticos brasileiros, os quais desqualificou completamente, sem exceção:

- Político é tudo vagabundo (...) Desconfiem de todos eles – afirmou o cronista da revista Veja.

Boa parte das críticas aos políticos brasileiros foram motivadas por perguntas feitas pelo público, formado, na sua grande maioria, por universitários. José Dirceu, Renan Calheiros - taxado de “bandido” por Mainardi - e Aécio Neves foram alguns dos alvos.

Jornalistas como Mino Carta, Elio Gáspari e Franklin Martins também não escaparam da metralhadora giratória do cronista. Além do Governo Lula, o qual está acabado, na sua opinião, devido à sucessão de escândalos de corrupção.

- O Governo Lula acabou. Não tem mais nenhuma proposta e se manterá burocrático, peemedebista até o fim – profetizou Mainardi.

As críticas a estes personagens, no entanto, não são novidade. Semanalmente o cronista as faz na coluna que assina em Veja, onde trabalha há 14 anos. A carreira de Mainardi, por sinal, pautou parte da palestra, principalmente aquela sobre os processos que responde na Justiça.

Segundo ele, são cerca de 300. Na lista estão ex-ministros, empresários “que deram dinheiro para o governo”, populares “orquestrados por petistas” e jornalistas. Apesar do número elevado de processos, apenas um foi perdido em definitivo – para Jorge Furtado, devido a uma piada feita com o sobrenome do cineasta.

A palestra também foi marcada por um protesto realizado por cerca de dez estudantes, que empunhando uma faixa com a frase “Diogo, traíra, da América Latina”, a repetiu em voz alta por alguns minutos e ainda hostilizou o cronista, que respondeu com sua característica ironia, apesar de estar visivelmente desconfortável. Mais uma polêmica para o extenso currículo de Mainardi.

5 comentários:

  1. valeu, foi o unico lugar em que consegui ler algo sobre a palestra. Te agradeço

    ResponderExcluir
  2. Pô o Diogo esteve em Porto Alegre e eu só fui sabe um dia depois. Que merda essa divulgação do Set Universitário!!!! Pelo menos tem o audio da palestra dele disponibilizado na comunidade dele.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. os politicos não tem se esforçado pra provar o contrario muito pelo contrario heheh
    abraços aee

    ResponderExcluir
  4. ele está certo...hj no noticiário passou uma reportagem a respeito do caos da saúde no estado do RJ. É lamentável...e a CPMF? não era justamente para a saúde? por falar nisso, o Lula quer prorrogá-la até o fim dos tempos....que tristeza...

    http://www.timanca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. vai ver ele tem toda razão

    VIVA A DESCONFIANÇA

    ResponderExcluir

Que bom que neste post algo lhe despertou a vontade de deixar um comentário.

Elogios, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Só mantenha a elegância no uso das palavras, ok?